Currículo de Maurício Moura

Maurício José Serpa Barros de Moura é economista e pesquisador brasileiro na  área de políticas públicas e análises eleitorais na The George Washington University, nos Estados Unidos, e participante do Owner/President Management Program da Harvard Business School.

Formado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA-USP (2000), Maurício Moura especializou-se em políticas públicas e desenvolvimento econômico, cursando mestrado em Social Sciences na University of Chicago, political management na The George Washington University e doutorado em Economia e Política do Setor Público na Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, com extensão na The George Washington University (2009).

Artigos Acadêmicos

É autor de inúmeros artigos acadêmicos sobre temas como microcrédito, direito de propriedade e políticas públicas publicados em congressos internacionais e revistas acadêmicas, além de mais de uma centena de textos sobre política e economia e seu impacto na sociedade publicados na grande imprensa brasileira e internacional.  Também é autor dos livros Data&Varejo (2007) e do Varejo Competitivo (2008).

Trajetória profissional

Em sua trajetória profissional, foi economista de grande instituições financeiras, como o BankBoston, Unibanco e Lazard Investment Banking. No Unibanco, foi pioneiro no desenvolvimento do primeiro programa privado de microcrédito no Brasil. Também atuou em organismos multilaterais, como o United Nations, em Nova York , e como um dos principais colaboradores do International Year of Microcredit (2005). Foi Investment Officer do IFC-Banco Mundial em Washington, DC. Na área acadêmica, lecionou na Universidade Mackenzie, Ibmec-SP (atualmente Insper) e FGV-SP. Atualmente, é pesquisador visitante da The George Washington University. É fundador e CEO do Ideia Big Data.

Foi pioneiro na aplicação de técnicas de microtargeting eleitoral no Brasil em 2010 e em Portugal em 2013. Também levou as técnicas de microtargeting e Big Data para a Bolívia, Peru e Colômbia. Em 2017, coordenou a campanha da candidata democrata Priscila Sousa em Framingham, MA, a primeira brasileira a se candidatar a um cargo majoritário nos Estados Unidos.

Recebeu, do Rotary International (2004), o Prêmio Embaixador da Boa Vontade.

Foi organizador do livro Fazendo as Malas, da Editora Saraiva (2012), que reúne histórias de jovens profissionais brasileiros que a partir de suas experiências no exterior ajudam a pensar o Brasil.

Prêmios Internacionais

Foi ganhador do Pollie Awards e Victory Awards 2015, por ter contribuído com ferramentas inovadoras de campanha política durante o ciclo eleitoral brasileiro de 2014. Em 2017, ganhou as medalhas de Prata e Bronze do Goldie Awards. No mesmo ano, ganhou a EAPC Polaris Award e venceu, na categoria Inovador Político do ano, o Victory Awards. Veja outros Prêmios e Títulos.

Desde 2017, é Empreendedor Cívico da RAPS.

Para acessar o currículo lates, clique aqui.

por Renata Castro